POLÍTICA DA QUALIDADE DA MINIMAL
A Política da Qualidade da Minimal tem como objetivo assegurar a melhoria contínua dos seus processos, produtos e serviços, garantindo a satisfação dos clientes e das demais partes interessadas relevantes, incluindo colaboradores, fornecedores, acionistas e a sociedade em geral.
Este compromisso concretiza-se através do cumprimento rigoroso dos requisitos aplicáveis, nomeadamente legais, normativos, técnicos, contratuais, de mercado e internos, e da promoção de práticas responsáveis, eficazes, competitivas e sustentáveis, assegurando a coerência entre o que é planeado e o que efetivamente é realizado.
Esta Política da Qualidade é suficientemente detalhada num documento formal emitido pela Direção da Minimal que é a responsável pela sua aprovação, por assegurar os recursos necessários à mesma e por promover a sua divulgação e compreensão em toda a organização e onde achar que seja relevante.
Nesse documento destaca-se no que respeita à estratégia e estruturação da Política da Qualidade:
- 1. Pessoas e Cultura
- Envolver e motivar todos os colaboradores para a Política da Qualidade.
- Garantir formação, informação clara e reconhecimento da contribuição individual.
- Promover uma cultura de responsabilidade e participação ativa.
- 2. Clientes e Mercado
- Monitorizar continuamente as necessidades e a satisfação dos clientes internos e externos, em todos os mercados onde atuamos.
- Assegurar planeamento e controlo das atividades, garantindo coerência entre o acordado, o executado e as expectativas.
- Assegurar respostas rápidas e adequadas ao serviço pós‑venda e ao suporte (helpdesk), conforme os níveis de serviço estabelecidos.
- 3. Processos e Melhoria Contínua
- Promover a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade.
- Identificar e gerir riscos e oportunidades, antecipando medidas corretivas e preventivas.
- Apoiar os processos com ferramentas digitais que aumentem a eficiência, previnam falhas e permitam a eliminação progressiva de erros.
Note-se que para se obter o que se pretende no que respeita à Política da Qualidade, a mesma tem de ser complementada com orientações operacionais, nomeadamente sobre o que fazer, como, quando, por quem, para quem, porquê.
Isto é feito com o detalhe necessário no documento formal da Política da Qualidade. Fiquemos aqui com uma breve síntese focada no que fazer.
Em termos operacionais há que:
- Garantir operações seguras, eficientes e conformes através do planeamento, execução e controlo claros de todas as atividades operacionais.
- Padronizar e documentar procedimentos críticos, assegurar rastreabilidade de materiais e produtos, e monitorizar indicadores de desempenho para reduzir não conformidades e tempos de resposta.
- Gerir fornecedores e recursos com critérios de avaliação e revisão contínua.
- Realizar inspeções, testes e ações corretivas com prioridade em prevenção e restauração rápida do serviço.
Deve ainda ser tido em conta no que respeita à nossa Política de Qualidade o contributo do suporte informático com base em Aplicações e IA para o sucesso da mesma.
- A informação, os documentos e os registos do nosso SGQ são geridos por sistemas informáticos internos que usam algumas das Aplicações que comercializamos e IA para assegurar a integridade, rastreabilidade e eficiência do Sistema e seus processos.
- Como usamos Aplicações que também comercializamos, pode ver no nosso site, na área dedicada às aplicações de Comunicação e Suporte, o que as mesmas permitem fazer.
- As Aplicações que referimos e que asseguram rigor e eficiência ao nosso SGQ são, entre outras e em particular, os módulos:
- M530 - Gestão da Qualidade: para tratar a informação do SGQ nomeadamente no que respeita aos Documentos e Ocorrências do SGQ, inhcluindo as ocorrências filtradas para o SGQ por aplicações de outros Subsistemas.
- M350 - Atendimento Web / Helpdesk: para apoio aos Clientes, Colaboradores e terceiros em geral com filtragem para o M530 do que for relevante para o SGQ.
- M535 - Avaliação de/por Terceiros: para avaliaçóes ligadas a Clientes, Colaboradores, Fornecedores e terceiros em geral com filtragem para o M530 do que for relevante para o SGQ.
- M340 - Time Sheets / Tarefas e Despesas: para o planeamento e controlo dos Tempos e Despesas de Pessoas e Equipamentos ligadosa Tarefas com filtragem para o M530 do que for relevante para o SGQ.
- M912 - AI Services: para alinhar o suporte informático com o estado da arte tornando o SGQ mais proactivo, eficiente e de acordo com o que hoje é recomendado.
- M911 - Business Intelligence: para transformar dados brutos em informação organizada, visual e acionável, tornando a compreensão da realidade mais rápida, segura e eficaz.
- Em suma, temos tido em boa conta que um suporte informático atualizado e alinhado com o estado da arte é cada vez mais importante e decisivo para os gestores e equipas operacionais poderem decidir e agir, incluindo no que respeita aos Sistemas de Gestão da Qualidade.
_